10º Abrascão é tema da revista Radis de fevereiro


O tema "Saúde é desenvolvimento", mote do 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, promovido pela ABRASCO, e as discussões sobre acesso e financiamento, qualidade e universalização da saúde pública receberam um destaque especial na edição de fevereiro da revista Radis, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação traz reportagens sobre a privatização, ciência e tecnologia, inovação, desenvolvimento, agrotóxico, desigualdade de raça e apresenta o Abrascão como um evento que reúne universidade, centros de pesquisa, movimentos sociais, gestores e sociedade.

Questões importantes foram apresentadas. Como sair da servidão ao mercado e trazer o foco da agenda para as demandas da sociedade? Como atender essas demandas sem recursos suficientes? Discussões como essas movimentaram os debates no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre (RS), onde se realizou a maioria das mesas do Abrascão, de 14 a 18 de novembro de 2012.

Cerca de 8 mil pessoas participaram do evento que se desdobrou em 60 mesas-redondas, 45 palestras, 160 painéis, seis debates, 32 cursos, 15 grupos de trabalho e 7 mil trabalhos, debatidos em 700 sessões. A programação também incluiu a segunda edição do Encontro Nacional de Estudantes de Saúde Coletiva, com 300 participantes, e a estreia da modalidade Abrasco Jovem, com 500 apresentações programadas. A Radis de Fevereiro está imperdível, por isso, convidamos você à leitura da edição aqui ou baixe o PDF.

Comments

comments

Deixe uma resposta