1 mês depois, relembre o Abrascão 2018

Para que um Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva seja registrado, para que todos os momentos, todas as cores, os sons, os debates e as pessoas possam ser captados e transformados em textos, fotografias e vídeos: é preciso dar as mãos e permitir que muitos olhares e pontos de vista possam ser as janelas deste mundo chamado Abrascão 2018. Estes olhares múltiplos, de mais de 50 comunicadores, possibilitaram uma abordagem plural e uma diversidade de linguagens, opiniões e formatos. Ao longo do processo de construção do Abrascão 2018, a Comunicação da Abrasco criou um grupo de Cobertura Colaborativa que, separados em editorias mas misturados numa Sala de Imprensa, estiveram responsáveis pela publicação de conteúdos, desde as famosas Lives (vídeos em direto via redes sociais) até o registro profissional em alta resolução da cerimônia de abertura, de encerramento, grandes debates e mesas redondas, passando pelo registro fotográfico de muitos congressistas. Reuniões de pautas diárias foram realizadas por cada editoria para o planejamento das coberturas, e uma Sala de Imprensa foi montada em Bio-Manguinhos para o bom funcionamento do trabalho do grupo.

Entre 24 e 29 de julho de 2018, e diante do tamanho deste congresso: 8 mil participantes, mais de 200 atividades científicas, programação cultural e participação de movimentos sociais, os integrantes desta Cobertura Colaborativa engrossaram o coro da divulgação científica pelo fortalecimento da Saúde Coletiva em nosso país. Cada comunicador publicou seu material nas mídias que representava, e no caso específico dos voluntários, o site da Abrasco serviu de nave-mãe para albergar toda a produção.

Números Abrascão 2018

Desde a primeira notícia, publicada em 09 de junho de 2017 sobre o lançamento do encontro, já foram publicadas 213 matérias sobre o 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Um álbum no nosso canal no Youtube sistematiza em 31 vídeos os registros audiovisuais sobre o Abrascão 2018. Também foi criado para este Abrascão o Flickr da Associação Brasileira de Saúde Coletiva, a ferramenta classifica e disponibiliza em alta resolução as 2.447 fotografias do encontro. No Facebook tivemos o envolvimento direto de 5.550 pessoas o que proporcionou um alcance total de 180.300 pessoas. A hashtag #Abrascão2018 foi mencionada no Twitter 641 vezes; no Facebook mais mil vezes só durante os 4 dias do congresso. Acesse aqui todas as fotografias feitas no Abrascão 2018; todos os vídeos e todas as reportagens – e relembre, releia e rememore conosco o maior encontro da Saúde Coletiva… até a próxima.

Comments

comments

Um comentário sobre “1 mês depois, relembre o Abrascão 2018

Deixe uma resposta