Sanitaristas são homenageados no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Nas tardes de terça e quarta-feira (23 e 24 de março),  congressistas de todas as partes do país celebraram a vida e obra de grandes nomes da Saúde Pública e da Ciência. Hesio Cordeiro, Nilcea Freire, Ruben Mattos, José Roberto Ferreira e Hugo Tomassini foram homenageados no 4º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde.

Reunidos em ambiente virtual na terça e conectados com a audiência do Congresso, Gulnar Azevedo, presidente da Abrasco, Eduardo Levcovitz, integrante da comissão Científica do Congresso, e Estela Aquino, integrante do GT Gênero e Saúde, relembraram com muito carinho a trajetória de Hesio Cordeiro e Nilcea Freire

“É impossível falar de Nilcea sem lembrar do seu sorriso no carnaval, no bloco Simpatia é Quase Amor”, recordou, emocionado, Eduardo Levcovitz. A médica e ex-ministra, peça fundamental na luta pela equidade de gênero e pela diversidade na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e demais tinha uma forte atuação política. Sua trajetória, como relembrada pela amiga Estela Aquino, era marcada por essa luta.  

A trajetória de Hesio Cordeiro foi relembrada por Gulnar Azevedo, que com ele conviveu e atuou no Instituto de Medicina Social da Uerj. Sua tranquilidade e o bom trato era uma memória viva para todos os presentes. “Hesio sabia o que era importante para a saúde, para a educação e nos mostrou isso o tempo todo”, afirmou a presidente da Abrasco. 

Na tarde de quarta-feira foi a vez da segunda parte da solenidade, com as homenagens a Ruben Mattos, José Roberto Ferreira e Hugo Tomassini. O ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss,  homenageou o companheiro José Roberto e relembrou o caráter e a competência do amigo;  “Zé era a referência dos brasileiros na OPAS, o chamavam de ‘o consulado brasileiro na OMS’. Mesmo assim, tinha uma atitude firme, carinhosa e atenciosa.”, relembrou.

Em seguida, Tatiana Wargas (IFF/Fiocruz) concedeu uma bela homenagem ao ex-diretor do Instituto de Medicina Social da Uerj, Ruben Mattos. Seu jeito carinhoso e alegre marcou a memória de muitos. “intelectual refinado e amante da música e dos livros. Acolhia e ouvia, atento, todas as pessoas. Sempre disponível a uma conversa e saiba escutar como ninguém.”, recordou, emocionada. 

Encerrando oficialmente a sessão de homenagens do 4º CBPPGS, o diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFF, Aluisio Gomes, relembrou a contribuição de Hugo Tomassini para a revolução da saúde, da educação e da cultura em Niterói. Além da contribuição nessas áreas, Hugo era também uma figura querida entre seus companheiros. “ Tomassini era um homem delicado, de fala mansa e sorriso largo. Gostava de boa comida, receber visitas em sua casa e suas refeições eram famosas. Esses encontros eram os mais ricos justamente pelo contato que tinhamos com sua figura humana” pontuou Aluisio. 

A memória e a luta desses colegas foi relembrada com carinho e respeito por todos os presentes. Suas contribuições geram frutos até hoje. Foram figuras importantes na construção e no fortalecimento dos princípios que orientam a Reforma Sanitária brasileira, na valorização da educação e da ciência públicas brasileiras, e no sentido de solidariedade na comunidade acadêmica. É assim que queremos lembrar dessas pessoas. 

Comments

comments

Deixe uma resposta