Franco ‘Bifo’ Berardi traz subjetividade e biopolítica na Conferência Especial do 4º Congresso de Política

Foto: Divulgação/Editora Ubu

Faltando menos de um mês para o 4° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde, chegou a hora de apresentar alguns dos convidados confirmados nesta edição do Congresso, que será realizado pela primeira vez totalmente de maneira virtual. Entre diversos nomes de peso na área de produção dos saberes, Franco Berardi é um dos confirmados. O italiano irá abordar subjetividade e biopolítica na conferência especial: O enigma do beijo: o distanciamento pandêmico na evolução psíquica do gênero humano. A sessão acontece na quarta-feira, 24 de março, às 9h.

Também conhecido pelo apelido “Bifo”, Berardi tem produzido significativa contribuição à história do pensamento crítico contemporâneo. Graduado em estética pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Bolonha, Berardi tem uma trajetória que une a presença em movimentos sociais com a produção de conhecimento para a academia.

Militante desde a adolescência, passou pela juventude comunista, foi figura importante no movimento potere operaio durante maio de 1968 e atuou no movimento anarco-sindicalista italiano em 1970. Durante o exílio em Paris, trabalhou junto de Félix Guattari na esquizoanálise e frequentou palestras de Michel Foucault. Atualmente, tem se dedicado a escrever sobre o papel da mídia e das tecnologias de informação no capitalismo pós-industrial. 

Publicações no Brasil

Em 2019, Beraldi lançou pela Editora Ubu a sua primeira publicação no Brasil. Publicado originalmente em 2009, a obra “Depois do Futuro” propõe uma análise de como o vislumbre do amanhã, em um contexto cada vez mais tecnológico, conectado e precarizado, se mostra cada vez menos promissor. Em 2020, dois de seus ensaios foram compilados na obra “Asfixia – Capitalismo financeiro e a insurreição da linguagem”, também pela mesma editora. 

Explore a programação do 4° Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde: Além de Berardi, a programação do PPGS 2021 traz uma seleção de importantes nomes da Política, Planejamento e Gestão da Saúde e demais convidados. Serão 15 mesas exclusivas com pesquisadoras e pesquisadores de destaque da área; duas conferências e dois grandes debates, além de mais de 700 apresentações de trabalhos científicos aprovados, em ambiente totalmente virtual e pensado para o público da Saúde Coletiva. Até 5 de março é possível inscrever-se no evento. Saiba mais.

Comments

comments

Deixe uma resposta