Carta Aberta da Abrasco Jovem no 3º Congresso de Política

Gastão Wagner lê a carta da Abrasco Jovem durante o encerramento do 3º Congresso

 

Carta Aberta à presidência da Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Em nome da Abrasco Jovem, externamos à Associação Brasileira de Saúde Coletiva a preocupação com a baixa adesão de estudantes de Saúde Coletiva no Congresso. Ponderamos que os estudantes, em sua maioria, não possuem fonte de renda que lhes garantam financiar a participação em um evento de/com alto custo. Avaliamos ainda que mesmo aqueles que fazem parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (instituição organizadora) não conseguiram participar do evento pelo mesmo motivo.

Outros fatores contributivos que inviabilizam a participação do público estudantil são os gastos com passagens aéreas, alimentação, hospedagem e transporte.

Não foram apresentadas alternativas por parte da organização do evento que facilitassem ou contribuíssem com a participação deste público, como hospedagem solidária e alojamento. Cabe destacar ainda que dentre as opções de alimentos ofertados, não foram disponibilizadas alternativas de alimentação mais econômicas e saudáveis.

Somado a isso, foi observado o afastamento da programação da Abrasco Jovem da programação do Congresso, sendo realizada à parte e sem constar no site e aplicativo do evento, o que dificulta que os congressistas tomem conhecimento da existência da programação e, consequentemente, que participem.

Sabemos que o atual contexto nos mostra que devemos estar unidos na defesa da garantia do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde – SUS, por este motivo, pontuamos tais observações a fim de reforçar que os espaços que construímos sejam de fortalecimento e possam aglutinar as diferentes vozes.

Em virtude de tudo o que foi exposto, deixamos o pedido para que nos próximos congressos, esses pontos sejam amplamente discutidos e pensados com mais sensibilidade, a fim de tornar a Abrasco Jovem parte da programação geral do evento com maior participação estudantil.

Aproveitamos a oportunidade para renovar os votos de estima e consideração.

Respeitosamente, Abrasco Jovem.

Natal, 4 de maio de 2017.

Comments

comments