Curso: Estratégias para coletar dados de consumo alimentar de crianças

Foto: Larissa Santos/MST

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI), realizado em 2019, avaliou crianças menores de cinco anos quanto às práticas de aleitamento materno, de consumo alimentar, do estado nutricional, e as deficiências de micronutrientes. O estudo aconteceu em todo o país, e pesquisadores mediam o peso corporal e estatura das crianças e suas mães biológicas, além de coleta de sangue e entrevista com as famílias. Para aprimorar a apuração dos dados sobre o consumo alimentar das crianças, foram desenvolvidos um aplicativo para guiar as entrevistas, além de um manual fotográfico.

O curso “Estratégias para coletar dados do consumo alimentar de crianças: o aplicativo de recordatório de 24 horas e o manual fotográfico utilizados no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)” pretende passar adiante a metodologia desenvolvida para o ENANI. A formação ocorrerá em 18 de novembro, durante pré-congresso do 11º Congresso Brasileiro de Epidemiologia.

EPI 2021 oferecerá 28 cursos para os participantes que desejam se aperfeiçoar mais em aspectos práticos da epidemiologia, em diferentes campos de atuação. As atividades têm vagas limitadas, que serão distribuídas mediante a confirmação da inscrição. Associados Abrasco têm desconto garantido: cada curso custa R$ 30,00 para associados e R$60,00 para não associados. Confira todos os cursos disponíveis no site do congresso.

Estratégias para coletar dados do consumo alimentar de crianças: o aplicativo de recordatório de 24 horas e o manual fotográfico utilizados no Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)

Público-alvo: Alunos de graduação em Nutrição; alunos de pós-graduação em Nutrição, Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública; e nutricionistas.

Professores:
Elisa Maria de Aquino Lacerda (Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC)/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ))
Nadya Alves-Santos (INJC/UFRJ)
Talita Lelis Berti (INJC/UFRJ)
Leticia Vertuli (INJC/UFRJ e Prefeitura do Rio de Janeiro)

Carga horária: 8 horas

Participe: após efetuar o pagamento da inscrição do EPI 2021, o menu Inscrição em Atividades estará disponível na área restrita dos congressistas.

Comments

comments

Deixe um comentário