Participantes do 7º CBCSHS: previnam-se contra a Febre Amarela


Faltam pouco mais de dois meses para o 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco, que acontecerá em Cuiabá, no Mato Grosso. Para a Comissão Organizadora, ao deslocar o congresso para a região Centro-Oeste do Brasil, provoca-se também, outros movimentos: de valorização, de visibilidade e de acolhimento da diversidade na produção do conhecimento, em busca da construção de um lugar comum e de diálogo na área das Ciências Sociais e Humanas em Saúde – “O Centro-Oeste representa esta socio-diversidade (e adversidade) nos diferentes ambientes que o compõe (pantanal, cerrado, amazônia) e na população que aqui vive (ribeirinhas, campesinas, migrantes, quilombolas, indígenas) ou transita; com suas peculiaridades no modo de pensar, sentir, olhar e agir, devendo, portanto, ser amplamente consideradas pelas ações no campo da saúde”, lembra a Comissão.

Neste sentido, os participantes do 7º CBCSHS farão da capital mato-grossense a porta de entrada para as principais atrações do estado – as cachoeiras e as grutas da Chapada dos Guimarães estão a cerca de 70 km; enquanto a exuberância do Pantanal fica a pouco mais de 100 quilômetros. E ainda tem os rios cristalinos do distrito de Bom Jardim, em Nobres, a 150 km; e as aventuras nas cachoeiras e corredeiras de Jaciara, a 140 km. Porém, vale ressaltar que Cuiabá tem um dos climas mais quentes do país, com média anual de 26 graus. De agosto a outubro, os termômetros chegam fácil aos 40 graus. Não deixe de trazer roupas leves e siga a recomendação da organização do Congresso, para que todos os participantes tomem a vacina contra a Febre Amarela dez dias antes do embarque.

A vacina é oferecida gratuitamente em postos de saúde municipais ou estaduais. Para garantir imunidade, precisa ser tomada no mínimo dez (10) dias antes da viagem. O certificado de vacinação emitido pelo posto de saúde deve ser guardado. A dose confere proteção por dez anos, após dez dias de sua primeira administração e quem já se vacinou contra febre amarela uma vez na vida não precisa repetir.

Acompanhe aqui todas as notícias do 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Abrasco e até Cuiabá!

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta