Novas normas da CONEP para pesquisas em Ciências Sociais serão debatidas em mesa no Abrascão


Campos científicos distintos, métodos e avaliações de pesquisas diferentes. Nesta sexta-feira, 31, o 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva debaterá Desafios Éticos na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Produtivismo Acadêmico, tema de uma das mesas redondas. A atividade está marcada para às 14 horas.

No último dia 21, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), vinculada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), submeteu à sociedade por Consulta Pública  a minuta complementar à Resolução CNS nº 466/2012 referente as especificidades éticas das pesquisas nas Ciências Sociais e Humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias dessas áreas específica sobre a Ética em Pesquisa nas Ciências Sociais e Humanas. O prazo para participação e envio de sugestões e críticas vai até 04 de setembro. Acesse aqui a Resolução CNS nº466/2012.

A minuta foi preparada pelo Grupo de Trabalho composto por 18 associações científicas de âmbito nacional, entre elas, a Abrasco, além de representantes da CONEP/CNS e do Ministério da Saúde. Entre os temas abordados destacam-se o estabelecimento de níveis de riscos para as pesquisas e a exigência do registro de consentimento colhido junto aos participantes das pesquisas. Para apresentar o tema, foi redigida uma convocatória de participação.

A discussão tem gerado polêmica entre acadêmicos de diversas disciplinas científicas. Para construir uma posição coletiva e definir estratégias, a Comissão de Ciências Sociais e Humanas da Abrasco convida a todos para participar da mesa.

M20 – Desafios Éticos na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Produtivismo Acadêmico
Dia 31 de julho, das 14 às 16 horas
Local: Faculdade de Filosofia – FAFIL – A11
Coordenadora: Tatiana Gehard (UFRGS)
Expositor: Iara Coelho Zito Guerriero – USP (SP)
Expositor: Kenneth Rochel de Camargo Jr – IMS/UERJ (RJ)

Comments

comments

Deixe uma resposta