Confira os preparativos finais para o 7º CBCSHS


Está chegando o momento do 7º Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde – 7º CBCSHS. Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso, será o centro do pensamento crítico da Saúde Coletiva nos próximos dias. Para aproveitarmos o melhor possível o evento e a localidade, a Comunicação da Abrasco organizou algumas informações. Confira abaixo:

Cuiabá, a cidade verde: No coração do imenso território do cerrado, a região de vegetação exuberante marcada pelo entrocamento de dois rios (Cuiabá e Coxipó) era povoada por tribos do grupo indígena Bororo. Os primeiros bandeirantes iniciaram as incursões à região no século 17, mas o marco oficial é o ano de 1719, tendo o sorocabano Pascoal Moreira Cabral como o “fundador” do primeiro povoamento. Passados oito anos, foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

+ Acompanhe todas as notícias do 7º CBCSHS
+ Fórum de Graduação reúne-se em Cuiabá durante o 7ºCBCSHS
+ Confira os destaques da programação científica do 7º CBCSHS

+Confira a programação da Tenda Paulo Freire do 7º CBCSHS

Da vila original aos dias atuais, Cuiabá manteve a natureza exuberante, sendo a porta de entrada para o Pantanal mato-grossense e para a Chapada dos Guimarães. Desenvolveu-se como centro industrial nos anos 1970 e atualmente tem o forte da sua economia nos serviços, constituindo com o município de Várzea Grande a maior conurbação do estado, com mais de 1,2 milhão de habitantes. Sedia o principal campus da Universidade Federal do Mato Grosso, onde está localizado o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFMT) que recebe o 7º CBCSHS.

Antes de embarcar: Nesta época do ano, Cuiabá registra altas temperaturas e baixa umidade. Mesmo sendo arborizada, o sol é forte, com temperatura média mensal de 27°C. No entanto, as máximas diárias no período da tarde alcançam os 36° C. Para oferecer conforto a todos, as salas onde serão realizados os GTs e demais espaços de atividades do 7º CBCSHS contarão com sistema de climatização. A organização do evento recomenda o uso de roupas e calçados leves e confortáveis. Prefira tênis, sapatilhas baixas, bermudas, camisas de algodão e saias. Pode ser sensível para alguns o contraste de temperatura entre os ambientes externos e internos. Eventualmente, as pessoas que sentem mais frio devem considerar levar echarpes, lenços e casaquinhos leves.

Reforçamos também o aviso da vacinação contra Febre Amarela para aqueles que nunca tomaram nenhuma dose e, principalmente, para aqueles que forem fazer turismo após o evento. A dose deve ser tomada dez (10) dias antes do embarque.

Como chegar e se locomover? O Aeroporto Internacional Marechal Rondon (identificação CGB no código IATA) é o principal aeroporto do estado do Mato Grosso. Está situado no município de Várzea Grande, distante a 8 quilômetros do centro de Cuiabá. Há disponibilidade de táxis e transporte público para a capital e os bairros e regiões que concentram a rede hoteleira e de serviços. Assim que chegar à Cuiabá, ajuste os relógios dos seus dispositivos. A cidade encontra-se no fuso GMT – 4, uma menos do que o horário de Brasília (GMT -3). Os horários do livro-programa seguem o horário local.

Dentro do campus: As atividades do 7º CBCSHS estarão concentradas no Prédio do Teatro e nos Blocos Didáticos do campus da UFMT. Mesmo próximas, há distâncias a serem percorridas para acessar cantinas, restaurantes e demais serviços. Por conta do clima e das distâncias, a organização recomenda o uso de bloqueador ou protetor solar e a repetição dos mesmos várias vezes ao longo do dia. É aconselhável também a constante hidratação. Haverá bebedouros de água disponíveis nas salas e nos espaços de convívio. Canecas serão distribuídas. Faça uso delas e não deixe de levar garrafas, squezzes ou similares.

Confira aqui o mapa do campus da UFMT e promixidades, produzido pela Comissão Organizadora Local, com a localização e os horários de alguns serviços disponíveis. Tome como referência o Ponto 1 Azul. Lá estarão as atividades centrais do evento. O mapa com a distribuição das salas estará disponível no livro-programa. Veja também a lista dos restaurantes próximos e de destaque nas regiões de concentração hoteleira. Ambos arquivos assinalam restaurantes que se propuseram a oferecer descontos aos participantes credenciados ao o 7º CBCBSHS e identificados com o crachá. Confira e veja os valores promocionais diretamente no caixa de cada estabelecimento. A organização do evento não se responsabiliza nem possui gerência sobre tais descontos. 

Para se alimentar, conhecer e divertir: Além da produção do conhecimento crítico na alteridade e adversidade, o 7º CBCBSHS é uma oportunidade de reforçar laços sociais, profissionais e descobrir Cuiabá. Nossos anfitriões prepararam um folder com os principais pontos turísticos da cidade, como o centro histórico, o Museu de Arte e de Cultura Popular, a Feira Gastronômica da Boa Esperança, o Parque Mãe Bonifácia, e outros. Clique nos links, acesse e rumo à Cuiabá!

Comments

comments

2 comentários sobre “Confira os preparativos finais para o 7º CBCSHS

  1. Parabéns por mais uma realização importante para todos os que continuam acreditando e construindo o SUS a partir de um pensamento crítico inclusivo. Felicidades a todos .Temos aí professores e alunos do Curso de Mestrado Profissional Ensino na Saúde, Universidade do Estadual do Ceará-UECE, . Felicidades e abraço fraterno a todos.

Deixe uma resposta