É com satisfação que a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (CCSHS/Abrasco) anuncia seu 7º Congresso que acontecerá na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), na capital do estado, em Cuiabá, no período de 09 a 12 de outubro de 2016, tendo como tema central “Pensamento crítico, emancipação e alteridade: agir em saúde na (ad)diversidade”.
ACESSE O SITE DO CONGRESSO! SUBMETA SEU RESUMO E FAÇA SUA INSCRIÇÃO
O tema central do encontro expressa as preocupações de pesquisadores do campo das Ciências Sociais e Humanas em Saúde com a atual situação, extremamente complexa e desafiadora, de “sermos sociedade”, e decorre da reflexão sobre a pluralidade de experiências sociais nos seus mais diferentes níveis e sobre os respectivos contrastes e tensões que carregam no contexto contemporâneo e que se expressam na vida de pessoas e coletividades.
O Congresso pretende reunir pesquisadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação nas áreas de ciências humanas e sociais voltadas para a saúde e participantes de movimentos sociais envolvidos .
Pretende-se incentivar o debate, a reflexão e o enfrentamento dos desafios teóricos e práticos colocados para esta área no contexto contemporâneo. Nesta sétima edição, a CCSHS/Abrasco segue reafirmando seu compromisso com a vida, buscando encontros que produzam novas possibilidades de pensamento. Serão muito bem-vindos aqueles que querem pensar, debater, construir e refinar a nossa ampla participação no campo da saúde e no desenvolvimento da Saúde Coletiva brasileira.
Prazos, datas e demais informações iniciais: Para prosseguir com o modelo adotado nas últimas realizações e corroborar o processo de construção coletiva do 7º CBCSHS, a Comissão convida os interessados a formarem grupos temáticos (GTs) para o evento. São os GTs que promovem as discussões temáticas do evento e sistematizam, agrupam e realizam as sessões de comunicação dos trabalhos submetidos ao Congresso – verdadeiras peças-chave para o sucesso e a qualidade do evento. As propostas devem ser encaminhadas até 15 de março por meio de formulário eletrônico.
Os interessados devem elaborar ementa com até 300 palavras contendo objetivos e justificativa que expresse a relevância da proposta e potencial de contribuição para o campo das CSHS; apresentar público-alvo da temática sugerida e indicar até três (03) nomes para a função de coordenadores, sendo que necessariamente um deles deve possuir título de doutor e ter experiência no campo das Ciências Sociais e Humanas em saúde.
Serão valorizadas propostas que promovam prioritariamente o diálogo inter-regional, seguido do diálogo inter-institucional e interdisciplinar, levando em conta também as interfaces entre sociedade civil/movimentos sociais, gestão e práticas cotidianas dos e nos serviços de saúde.
+ CONFIRA OS GRUPOS TEMÁTICOS APROVADOS
Uma vez aprovado o GT, será responsabilidade dos coordenadores indicar lista de revisores dos trabalhos a serem avaliados e/ou selecionar a partir de nomes já existentes no banco da Abrasco; coordenar o processo de avaliação dos trabalhos submetidos ao GT, monitorando o cumprimento de prazo pelos avaliadores ad hoc indicados; e elaborar planilha final dos trabalhos aprovados, indicando as sessões de comunicações orais e comunicações breves para os três dias de evento.
A construção do GTs visa também a experimentação de novas formas de organização e de financiamento do próprio congresso, dado o compromisso político de independência e de autonomia da Abraso frente às grandes corporações e grupos de interesses – sejam estatais ou privados – e ao próprio quadro econômico vivenciado por toda a sociedade. As propostas devem buscar formas de auto-financiamento, uma vez que não é possível garantir que haverá custeio de passagem e hospedagem para os coordenadores de GTs. Vamos construir juntos o 7º CBCSHS!
Desde já espero que seja m criado algum GT que contemple trabalhos tendo como sujeito a população em situação de rua e usuária de álcool, crack e outras drogas. Que seja um Congresso que sinalize para alguma resolutividade diante de questões tão sérias e tão urgentes que ora vivenciamos.
Maria Lourdes dos Santos
Dra. em Sociologia
Professora /Pesquisadora
Maria de Lourdes, concordo contigo. Também tenho interesse nestes temas, e o debate e resolutividade são muito necessários. Abs
Prezada Maria de Lourdes,
Eu coordeno o GT ‘Concepções sobre o ‘social’ e sua incorporação nas políticas sociais e de saúde hoje’. Identificamos conflitos importantes na forma como segmentos marginalizados são tratados pelas políticas de assistência e de saúde. Por exemplo, a política de assistência visa a população de rua, mas sua concepção sobre o social foca na família e no território, categorias de difícil aplicação a esse segmento. Não sei se vc trata desse tema, mas seria importante um diálogo entre nós. Abs
Lenaura Lobato
Sugiro que seja criado um GT que acolha trabalhos voltados para a população carcerária uma vez que o Brasil já ocupa o 4º lugar em população carcerária no mundo! Discutir as condições de atendimento à saúde dessa população por parte do Estado, suas limitações, seus desafios, é de fundamental importância! Igualmente importante é oportunizar espaço para divulgar os trabalhos de extensão, de pesquisa, de Universidades e outras Instituições focados nessa população! o GT seria algo voltado para Direitos Humanos e Justiça.
Olá, gostaria de saber até quando pode ser enviado trabalhos para os GT’s?
Tentei encontrar como inscrever o GT de Saude Mental no congresso, mas não encontrei. Pode ser que esteja visivel, eu é que não esteja encontrando, mas talvez isso possa ser facilitado. A pagina está muito cheia de informações e é dificil encontrar assuntos especificos.
Att, Walter Oliveira, GT de Saude Mental da Abrasco.
Prezadas/os,
Gostaria de perguntar se uma mesma pessoa pode propor/participar de mais de um GT. Agradeço-lhe a atenção.
Atenciosamente,
Érica.
Gostaria de poder contribuir com o caminho que tenho feito na área da saúde sobre os rituais religiosos de cura, que proporcionam uma maior compreensão para lidar com o processo de saúde e doença. Existe uma diversidade religiosa brasileira que proporciona espaços de cuidado que precisamos conhecer, explorar e reconhecer. A sensibilização para com os modelos de saúde não hegemônicos contribuem de forma expressiva na humanização em saúde, começando pelo processo de uma educação sem preconceitos.
Gostaria de saber: 1) Se poderia propor mais de um GT. 2)Se podem ser um Doutor e 2 mestres (Mesmo que não sejam representantes de movimentos sociais ou gestores de saúde?
3) Ou somente 2 doutores e um membro de movimentos sociais e/ou gestores em saúde ou 3 doutores.
Senhores organizadores,
Gostaria de saber se o prazo para proposição de GT foi prorrogado?
Atenciosamente, Luisa.
Cara Luisa,
A Comissão de organização concedeu mais dois dias para a apresentação de ementas e coordenadores. Serão aceitas proposições até a meia noite de quinta-feira, dia 17 de março.
Atenciosamente,
Bruno C. Dias – Comunicação Abrasco
Prezado Bruno Dias,
Gostaria de saber se os coordenadores de propostas de GT receberão uma confirmação do envio da proposta por email ou o comprovante é apenas a mensagem que aparece na página da internet do evento. Agradeço-lhe, uma vez mais, a disponibilidade e a atenção.
Atenciosamente,
Érica.
Senhores organizadores,
Gostaria de saber se é possível mais uma prorrogação do prazo para proposição de GT?
Obrigada!
Regiane.
Cara Regiane,
A Comissão organizativa do 7ºCBCSHS agradece o interesse, mas informa que não é possível a prorrogação nem a aceitação de novas propostas. Em breve, será divulgada a lista dos GTs e acreditamos que todas as vertentes da área sejam contempladas.
Atenciosamente,
Bruno C. Dias – Comunicação Abrasco
Senhores organizadores,
Gostaria de saber qual será o período para submissão de resumos.
Obrigada!
Os grupos de trabalhos aprovados ja foram publicados???
Boa tarde, gostaria de saber quando será aberto o prazo para a submissão dos resumos?
Gostaria de saber se já foi divulgada a lista dos GTs aprovados para o Congresso? Caso não tenha sido, gostaria de saber se há a previsão. Obrigada.
Gostaria de saber se o evento vai realmente ocorrer na UFMG.
Cara Khivia,
O Congresso, desde suas primeiras divulgações, foi anunciado para ocorrer em Cuiabá, Mato Grosso, nas dependências da UFMT.
Att,
Bruno C. Dias – Comunicação Abrasco
Bom dia, queria saber qual o site para inscrições para o congresso e até quando estará aceitando a submissão de trabalhos?
Caro Ricardo,
Segue o link para inscrições:
http://cshs.com.br/index.php
Att,
Bruno C. Dias – Comunicação Abrasco
Gostaria que fosse criado um GT sobre Gestão na Saúde…acho interessante e é um campo com muitos desafios na contemporaneidade.
Att
Prezadas/os,
Gostaria de perguntar se devo esperar os resultados serem publicados para submeter outro trabalho no caso o primeiro deles não seja aceito, ou isso não será possível?
Atenciosamente,
Cristian.
Olá Cristian,
Sobre os limites de resumos por participante: Cada participante poderá submeter apenas um resumo expandido como primeiro(a) autor(a). Não há limite para participação como co-autor em trabalhos inscritos por outros participantes.
Após avaliação e divulgação dos resultados, o sistema não abre novamente.
– Não é necessário efetuar o pagamento da inscrição no momento do cadastramento e/ou submissão dos resumos. Entretanto, caso o trabalho seja aprovado, para garantir a sua inclusão na programação do evento e a publicação nos anais, o autor responsável pelo trabalho (autor principal ou coautor) deverá realizar o pagamento até o dia 31 de agosto de 2016.
Se o autor responsável pelo trabalho não efetuar a inscrição no Congresso, a responsabilidade pelo trabalho deverá ser transferida para um coautor que esteja com a taxa de inscrição paga, enviando mensagem para o e-mail trabalhos@cshs.com.br. Caso o apresentador do trabalho (autor ou coautor) não seja o autor responsável, este também deverá realizar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 31 de agosto de 2016.
– O prazo para envio dos resumos foi prorrogado até 09/06 (NOVE DE JUNHO), ATÉ ÀS 21 HORAS.
Quaisquer outras dúvidas, tirar diretamente com o e-mail trabalhos@cshs.com.br
Atenciosamente,
Comunicação Abrasco
Boa tarde!
Nenhuma novidade em relação aos trabalhos, se foram ou não aprovados. Existe uma data limite para divulgação deste resultado? é importante para nos programarmos para o evento, mas só irei se o trabalho for aprovado.
Obrigada
Também gostaria de saber quando sairá o resultado dos trabalhos, é importante para a programação da viagem.
Grata!
por gentileza informar contato dos organizadores pela área comercial: exposição de artesanatos.
grato
Vicente
Olá Vicente, bom dia. Por favor, envie sua questão para a Inês Genoese no e-mail eventos@abrasco.org.br Obrigada pelo seu contato!