Abrasco na imprensa: Vacinação e a situação da Covid-19 no país em destaque

Foto: Fiocruz Imagens

Diante da possibilidade da Covid-19 se tornar uma doença endêmica, a Rádio Agência Brasil ouviu a abrasquiana Anaclaudia Fassa para entender quais perspectivas temos para um melhor controle da doença.

A diretora da Abrasco atentou  que a vacinação, apesar de eficiente para prevenir casos  mais graves, não é tão eficiente em evitar casos leves, o que mantém o vírus circulando. Anaclaudia ainda aponta que,  numa situação endêmica do coronavírus será necessário manter certas medidas preventivas e aprimorar os serviços de vigilância sanitária e epidemiológica para barrar eventuais novos surtos. 


Ouça a entrevista na íntegra

Principal alternativa no combate à covid-19, a vacinação foi tema  de uma matéria publicada pela Folha de São Paulo que ouviu especialistas sobre a possibilidade de aplicação de uma terceira dose dos imunizantes na população. A redação ouviu a abrasquiana Ligia Kerr, que pontuou que o cenário já foi, inclusive, tema de estudos. 

“Foram os grupos que primeiro foram vacinados. A gente sabe que, no caso da Covid, a resposta imunológica pela infecção cai com o tempo, e o mesmo acontece com a vacinação”, afirma.

Leia a matéria na íntegra

Isso não significa, porém, que a segunda dose possa ficar para depois. “O percentual de brasileiros com as duas doses é baixo para enfrentar a delta. Temos de correr com as vacinas, e vale lembrar que o uso de máscaras é absolutamente fundamental, além de manter o distanciamento. Essa cepa possui carga viral extremamente elevada.”, reforça.

Comments

comments

Deixe uma resposta