Reunião do Fórum de Pós-Graduação será em Salvador


Os coordenadores e adjuntos dos programas de Pós-Graduação estarão reunidos no Fórum de pós-graduação em Saúde Coletiva durante os dias 23 e 24 de novembro, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia – UFBA, no Largo do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. No dia 23 pela manhã, após cerimônia de abertura, haverá uma mesa sobre Formação em Saúde Coletiva na Pós-Graduação, com os professores Naomar de Almeida Filho e Ligia Bahia. “Este Fórum está sendo acolhido por quatro programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva: o PPGSAT da Faculdade de Medicina da Bahia; o ISC/UFBA, o PPGSC/UFBA Vitória da Conquista e o PPGSC da Universidade Estadual de Feira de Santana do Estado da Bahia – UEFS. Acho que esta composição e a forma como estamos trabalhando para promover este evento é, em si, uma boa notícia. A ideia foi também para aumentarmos nossa integração aqui na Bahia”, conta Mônica Angelim Gomes de Lima, professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFBA e uma das coordenadoras do Fórum de Pós-graduação da Abrasco.

A mesa de abertura contará com a presença do Reitor da UFBA, Professor João Carlos Salles Pires da Silva, o Reitor da UEFS Professor, Evandro do Nascimento Silva, o Pró-Reitor de Pós-Graduação a UFBA, Professor Olival Freire Junior, o Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia, Professor Luis Fernando Fernandes Adan, além da Coordenadora do Fórum, Professora Silvana Granado e do presidente da Abrasco, Professor Gastão Wagner.

Acesse aqui a Carta Convite para esta reunião.

Confira a programação:

Dia 23 de novembro

8:30h – Mesa de Abertura

9:30 – Mesa: Ensino na Pós-Graduação em Saúde Coletiva

Convidados: Naomar de Almeida Filho (UFSB) e Lígia Bahia (UFRJ)
Debatedor: Gastão Wagner
Coordenadora: Mônica Angelim

12:00h – Almoço

13:30 – Mesa: Resultados da Avaliação Quadrienal da Capes, 2013-2016

Convidados: Guilherme Werneck (Coordenador da Área da Saúde Coletiva – CAPES), Maria Novaes (Coordenadora Adjunto da Área da Saúde Coletiva – CAPES), Eduarda Cesse (Coordenadora Adjunto para Mestrados Profissionais da Área da Saúde Coletiva – CAPES) Coordenador: Silvana Granado

Dia 24 de novembro

8:30 – Apresentação coordenadores e recepção dos novos coordenadores

9:00h – Mesa: Translação do conhecimento científico na pesquisa em Saúde Pública
Convidados: Maria do Carmo Leal (Fiocruz) e Luis Eugênio Portela Fernandes de Souza (UFBA)
Coordenadora: Silvana Granado

11:00h – Trabalho de Grupo: Grupo 1: Avaliação Quadrienal 2017-2020 (Sala Jorge Novis, Térreo); Grupo 2: Doutorado Profissional (Sala 2 PPGSAT, 1º Piso)

12:30h – Almoço

14:00h – Relato de experiências da formação em Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva: experiências inovadoras

Coordenador: Adauto Emmerich

14:30h – Plenária Final
– Apresentação dos GT “Doutorado Profissional” e “Avaliação Quadrienal 2017-2020”
– Agenda até o próximo Fórum
– Eleição de novo membro da Coordenação do Fórum
– Local e data do próximo

Em maio deste ano, prestes a começar o processo de avaliação dos programas de pós-graduação de todas as 49 áreas do conhecimento da CAPES, mais de 70 coordenadores de PPGs de Saúde Coletiva e áreas afins estiveram reunidos em Campinas para mais uma edição do Fórum de Coordenadores, onde os docentes foram além e iniciaram o processo de planejamento para o próximo quadriênio.

Comments

comments




Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *