Fórum de Coordenadores retoma encontros presenciais

Um momento de renovação e de escuta privilegiada, para quem chega e para quem segue. Na próxima semana, os dias 13 e 14 de junho vão marcar o reencontro dos dirigentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, com a retomada dos encontros presenciais semestrais do Fórum de Coordenadores. A atividade será na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Na pauta, haverá oportunidade tanto para o acolhimento como para discussões sobre a formação pós-graduada e os próximos passos do coletivo. 

Acesse a programação da Reunião

Nos últimos dois anos e meio, a pandemia não paralisou o Fórum. Contudo, os encontros virtuais tiveram temáticas mais pontuais e durações mais expressas. Para a coordenação do Fórum, composta por Anya Vieira Meyer, Marcelo Castellanos e Nelson Filice de Barros, a retomada do encontro presencial trará também uma nova configuração de atores à frente dos PPGs. “Como teremos muitas pessoas presentes pela primeira vez, o processo de renovação será sentido de maneira mais forte, o que é positivo. Logo, para este encontro, pensamos em aspectos que trazemos como cerne da nossa atuação, tendo a escuta e a compreensão como essenciais em todos os momentos”, diz Anya Vieira Meyer.

Essas características orientaram a organização da pauta. Na segunda (13), duas mesas-redondas vão apresentar a formação do Fórum (às 9h30) e debater os caminhos do processo de formação na pós-graduação (às 14 horas), seguida da apresentação dos resultados do questionário sobre formação junto aos programas de pós-graduação. As mesas terão transmissão pela TV Abrasco e vão ficar registradas em nosso canal – Assista pelos players abaixo lincados.

Ciência, representatividade e desenvolvimento na pauta pública: Na terça (14), a mesa da manhã irá debater as ações de preparação para o novo período de avaliação e o contexto da CAPES, com a presença dos coordenadores da área junto à Agência.

À tarde, a plenária final, embasada nos debates sobre os desafios do ensino-aprendizagem, a ampliação da representatividade social nos PPGs e o uso de processos de ensino e aprendizagem mediados por tecnologias, irá construir e aprovar a carta do encontro, previamente batizada: Fortalecendo o papel da ciência e da formação de pesquisadores e geração de conhecimento para o desenvolvimento da nação.

Para a coordenação do Fórum, a plenária final será mais do que um momento de deliberação e encaminhamentos e próximos passos, mas também de escuta e construção coletiva. “Entender a função do Fórum e se envolver de forma afetiva e pertinente é essencial para o crescimento e fortalecimento da Saúde Coletiva que temos construído. Queremos que a reunião seja esse espaço de fomento e fortalecimento para todos, escutando demandas e questionamentos para que possamos construir coletiviamente novos caminhos da melhor maneira possível”, completa Anya Vieira Meyer.

Assista às transmissões na TV Abrasco:

Às 9h30:

Às 14 horas:

Comments

comments




Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.