Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária

Os desafios colocados para uma das áreas mais antigas da saúde têm no Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – Simbravisa – seu principal espaço de debate nacional. As práticas sanitárias e suas relações com o desenvolvimento econômico e social, as formas de controle e monitoramento de riscos à saúde e a busca de novos paradigmas para a Vigilância Sanitária, que a articulem às demais políticas de saúde, são temas presentes desde o primeiro evento, em 2002. Organizado pelo Grupo Temático de Vigilância Sanitária – GTVISA, cada edição atrai mais participantes: pesquisadores, professores e estudantes da área; trabalhadores das VISAS municipais, estaduais, da Agência Nacional do setor – Anvisa –; e representantes da sociedade civil, incluindo as entidades de defesa dos consumidores.

simbravisa7

Notícias do Simpósio

O IV Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária tem como principais objetivos estimular a pesquisa e a divulgação da produção científica
  24 de novembro de 2008

Outro destaque da programação é a ”Oficina de Avaliação das Capacidades Básicas de Vigilância Sanitária para Portos, Aeroportos e Passagens de Fronteira”, que compõem o novo Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

"Vigilância Sanitária, Risco e Desigualdade:quem se importa?" Ecos do III Simbravisa
  28 de maio de 2007

Dentre as várias atividades, o destaque ficou para a Discussões Temáticas como forma inovadora de divulgação dos trabalhos aceitos, uma vez que, abolida a distinção entre as modalidades, todos os trabalhos foram expostos como pôsteres e participaram de uma apresentação oral em forma de debate – modalidade Discussão Temática.