Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Os caminhos das políticas públicas na construção dos sistemas de saúde, as avaliações de experiências realizadas pelo SUS, o debate de temas como financiamento, judicialização, complexo econômico-industrial e as confrontações com as práticas desenvolvidas em outros países compõem o caleidoscópio de temas abordados no Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. O evento, realizado pela primeira vez em 2010 e de responsabilidade da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco, promove a articulação entre a academia, a gestão e os movimentos sociais na área da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.

Notícias do Congresso

A saúde no novo cenário político marca abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Após a composição da mesa da solenidade e a fala das autoridades, o presidente da Abrasco, Luis Eugenio Portela avaliou a conjuntura nacional a luz das pautas da Saúde.

Moção de apoio aos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro
  07 de outubro de 2013

Os participantes do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde solidarizam-se com os profissionais de educação do Rio de Janeiro e repudiam as brutais e truculentas repressões do aparato policial com a chancela dos governos do estado do Rio de Janeiro, da prefeitura do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal do ...

ENSP entrevista presidente da Abrasco no 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Jornalista da ENPS conversou com Luis Eugenio Souza, durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte.

Moção de repúdio ao Projeto de Lei nº 4.330/2004
  07 de outubro de 2013

Ao fomentar a intermediação da força de trabalho, de forma indiscriminada, o PL nº 4.330/2004 contraria o princípio constitucional da valorização social do trabalho, além de promover e ampliar a desigualdade social e a iniquidade entre os trabalhadores.

TV Abrasco no 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Durante todo o Congresso em Belo Horizonte, a equipe da TV Abrasco não mediu esforços para registrar, em vídeo, os diversos momentos do evento. Desde as ‘Boas vindas’ de Luis Eugenio, Eli Iola e Cornelis Van Stralllen até o depoimento dos congressistas.

UNIVERSALIDADE, IGUALDADE E INTEGRALIDADE DA SAÚDE: UM PROJETO POSSÍVEL - Nota do Movimento da Reforma Sanitária
  03 de outubro de 2013

Fruto, em parte, das melhorias sociais conquistadas na última década, essas manifestações revelam que os brasileiros não estão satisfeitos com o que já conseguiram e querem condições de vida mais dignas para todos.

Discurso do presidente da Abrasco no 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  03 de outubro de 2013

Confira a íntegra do discurso do presidente da Abrasco, Luis Eugenio Souza, na Solenidade de Abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Elano Figueiredo renuncia mandato na ANS
  03 de outubro de 2013

Em carta à presidente Dilma, ele diz que a continuidade de seu mandato é ‘insustentável’, mas afirma estar ‘convicto’ de que não praticou qualquer irregularidade.

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária ABRASCO-CEBES em Belo Horizonte
  27 de setembro de 2013

A ideia é que esta rede possa se estender para todo o país na busca, identificação e esclarecimento das violações dos direitos sofridas por nossos colegas da área da saúde perpetradas pelo regime ditatorial instalado no país em 1964.

Reunião do Movimento da Reforma Sanitária acontecerá em Belo Horizonte
  27 de setembro de 2013

As massivas manifestações públicas ocorridas em junho alteraram de maneira decisiva a agenda política do país. Nesses protestos, a defesa de melhorias no acesso e na qualidade de serviços públicos foi uma marca clara e incontestável. Essa demanda foi reforçada pelo apoio de quase 2 milhões de eleitores ao projeto de lei de iniciativa popular ...