Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Os caminhos das políticas públicas na construção dos sistemas de saúde, as avaliações de experiências realizadas pelo SUS, o debate de temas como financiamento, judicialização, complexo econômico-industrial e as confrontações com as práticas desenvolvidas em outros países compõem o caleidoscópio de temas abordados no Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. O evento, realizado pela primeira vez em 2010 e de responsabilidade da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco, promove a articulação entre a academia, a gestão e os movimentos sociais na área da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.

Notícias do Congresso

Conferência de abertura destacou o bem comum e a ética como valores da saúde no 2º Congresso Brasileiro de Política
  07 de outubro de 2013

Será possível ver nascer em meio aos avanços conservadores e à acachapante mercantilização dos dias atuais uma visão de saúde integral, universal e que respeite a diversidade humana e suas singularidades?

Saúde do trabalhador e tecnologia em evidências são temas de oficinas
  07 de outubro de 2013

Duas atividades oferecidas na programação pré-congresso mostraram aos inscritos a importância de ampliar a participação ativa nos processos decisórios de políticas públicas.

Jornal Estado de Minas entrevista presidente da Abrasco
  07 de outubro de 2013

“Não somos contra os planos”, diz presidente da Abrasco à jornalista Marinella Castro.

Elanogate - TV Abrasco ouve Mario Scheffer e Ligia Bahia
  07 de outubro de 2013

Sobre a renúncia de Elano Figueiredo da Agência Nacional de Saúde Suplemetar – ANS, o professor da Faculdade e Medicina da USP, Mário Scheffer e a Professora da UFRJ, Ligia Bahia, concedem entrevista para a TV ABRASCO durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Movimento da Reforma Sanitária busca novos direcionamentos na plenária final do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Uma convocação à luta e a novos avanços da pauta política da reforma sanitária em nosso país. Essa foi a mensagem final do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado de 1º a 3 de outubro no Minascentro, em Belo Horizonte.

A saúde no novo cenário político marca abertura do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Após a composição da mesa da solenidade e a fala das autoridades, o presidente da Abrasco, Luis Eugenio Portela avaliou a conjuntura nacional a luz das pautas da Saúde.

Moção de apoio aos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro
  07 de outubro de 2013

Os participantes do 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde solidarizam-se com os profissionais de educação do Rio de Janeiro e repudiam as brutais e truculentas repressões do aparato policial com a chancela dos governos do estado do Rio de Janeiro, da prefeitura do Rio de Janeiro e da Câmara Municipal do ...

ENSP entrevista presidente da Abrasco no 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Jornalista da ENPS conversou com Luis Eugenio Souza, durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, em Belo Horizonte.

Moção de repúdio ao Projeto de Lei nº 4.330/2004
  07 de outubro de 2013

Ao fomentar a intermediação da força de trabalho, de forma indiscriminada, o PL nº 4.330/2004 contraria o princípio constitucional da valorização social do trabalho, além de promover e ampliar a desigualdade social e a iniquidade entre os trabalhadores.

TV Abrasco no 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Durante todo o Congresso em Belo Horizonte, a equipe da TV Abrasco não mediu esforços para registrar, em vídeo, os diversos momentos do evento. Desde as ‘Boas vindas’ de Luis Eugenio, Eli Iola e Cornelis Van Stralllen até o depoimento dos congressistas.