Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde

Os caminhos das políticas públicas na construção dos sistemas de saúde, as avaliações de experiências realizadas pelo SUS, o debate de temas como financiamento, judicialização, complexo econômico-industrial e as confrontações com as práticas desenvolvidas em outros países compõem o caleidoscópio de temas abordados no Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde. O evento, realizado pela primeira vez em 2010 e de responsabilidade da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da Saúde da Abrasco, promove a articulação entre a academia, a gestão e os movimentos sociais na área da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.

Notícias do Congresso

Ato político expõe à sociedade luta por 10% das receitas para o SUS em Belo Horizonte
  07 de outubro de 2013

A mobilização surgiu a partir do diálogo da Abrasco com o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte.

Plano-diretor e rede de pesquisa são os primeiros passos da nova comissão de política, planejamento e gestão em saúde
  07 de outubro de 2013

Os membros indicados pelos programas de pós-graduação tomaram posse na manhã de segunda-feira, 1º, e iniciaram os trabalhos para o triênio 2013 – 2016.

Anton Hemerijck aponta as mudanças atuais em diferentes países
  07 de outubro de 2013

Hemerijck destacou também as variações entre os sistemas anglo-saxão, mais voltado ao mercado, do leste europeu, dos países mediterrâneos e dos países nórdicos, e crê num processo de recalibração das reformas.

Encontro Alames reúne conferência, debates e experiências
  07 de outubro de 2013

Na mesa-redonda “Cobertura Universal de Saúde: aspectos conceituais”, Ana Costa, do Cebes, moderou os debates desenvolvidos por José Noronha, Oscar Feo e Jeanette Veja.

Gargalos na política de desenvolvimento comprometem inovação na área da saúde
  07 de outubro de 2013

As relações entre pesquisa, desenvolvimento científico, inovação, soberania nacional e bem-estar social foram os pontos centrais dos debates da mesa-redonda Inovação e Complexo Econômico e Industrial da Saúde, no 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Conferência de abertura destacou o bem comum e a ética como valores da saúde no 2º Congresso Brasileiro de Política
  07 de outubro de 2013

Será possível ver nascer em meio aos avanços conservadores e à acachapante mercantilização dos dias atuais uma visão de saúde integral, universal e que respeite a diversidade humana e suas singularidades?

Saúde do trabalhador e tecnologia em evidências são temas de oficinas
  07 de outubro de 2013

Duas atividades oferecidas na programação pré-congresso mostraram aos inscritos a importância de ampliar a participação ativa nos processos decisórios de políticas públicas.

Jornal Estado de Minas entrevista presidente da Abrasco
  07 de outubro de 2013

“Não somos contra os planos”, diz presidente da Abrasco à jornalista Marinella Castro.

Elanogate - TV Abrasco ouve Mario Scheffer e Ligia Bahia
  07 de outubro de 2013

Sobre a renúncia de Elano Figueiredo da Agência Nacional de Saúde Suplemetar – ANS, o professor da Faculdade e Medicina da USP, Mário Scheffer e a Professora da UFRJ, Ligia Bahia, concedem entrevista para a TV ABRASCO durante o 2º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde.

Movimento da Reforma Sanitária busca novos direcionamentos na plenária final do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde
  07 de outubro de 2013

Uma convocação à luta e a novos avanços da pauta política da reforma sanitária em nosso país. Essa foi a mensagem final do 2º Congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, realizado de 1º a 3 de outubro no Minascentro, em Belo Horizonte.