Atenção, Educação e Gestão: Produções da Rede PROFSAÚDE – Volume 3

O terceiro volume desta obra consolida um primeiro ciclo virtuoso de trabalhos acadêmicos, reflexões e proposições empreendidos por trabalhadores e trabalhadoras do SUS e da comunidade acadêmica de todas as partes do país que estão envolvidos na implementação de uma grande rede representada pelo Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE). A riqueza das experiências apresentadas nos capítulos contidos nos três volumes reflete os inúmeros desafios e êxitos, e a diversidade de experiências no contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF) — patrimônio da sociedade brasileira, reconhecida nacional e internacionalmente como uma das iniciativas mais inovadoras e importantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Assim como nos volumes 1 e 2, o conjunto de manuscritos apresentados neste e-book também se organiza a partir dos eixos Atenção, Gestão e Educação, que dialogam e se complementam na estruturação das políticas e ações desenvolvidas pela ESF. Este volume traz 14 manuscritos com temas desenvolvidos pelos mestrandos e mestres em Saúde da Família e que, de certa forma, traduzem os cenários de trabalho dos profissionais formados pelo PROFSAÚDE. Os escritos trazem produções que nos aproximam do cotidiano de vida de idosos, gestantes, trabalhadores rurais, usuários de psicotrópicos, pessoas em processo transexualizador, com diabetes mellitus em suas trajetórias de busca por cuidados, além dos profissionais de saúde em seus processos de trabalho e educação. As produções são tecidas a muitas mãos, e se utilizam de distintas abordagens e metodologias, apresentadas sob o formato de artigos, relatos de experiências e revisões de literatura.

É possível perceber que a composição dos textos em suas singularidades converge na defesa intransigente do SUS e da efetiva consolidação de seus princípios de universalidade, equidade e integralidade nos serviços, ações e, sobretudo, do direito à saúde e à vida. O PROFSAÚDE, como estratégia de fortalecimento do SUS pela via da valorização e formação em serviço, problematiza o cotidiano de trabalho, sistematiza e amplia entendimentos para a qualificação profissional. Ao apresentar iniciativas, reflexões e estudos produzidos em todas as regiões do país, esperamos que os trabalhos permitam o compartilhamento de experiências e reforcem o sentido de unidade em torno da defesa do direito à saúde, humanizado, com qualidade e universal. Muitos são os desafios, mas a vitalidade e a resiliência expressas por meio dos trabalhos produzidos pela rede PROFSAÚDE nos inspira e nos motiva a seguir em frente, sentimento que, certamente, compartilhamos com todos os autores e autoras deste e-book e que dividimos com cada leitor(a)!

As Organizadoras

Carla Pacheco Teixeira (FIOCRUZ)
Maria Cristina Rodrigues Guilam (FIOCRUZ)
Maria de Fátima Antero Sousa Machado (FIOCRUZ CE)
Marta Quintanilha Gomes (UFCSPA)
Patty Fidelis de Almeida (UFF)

Clique na capa abaixo para fazer o download da publicação.

Comments

comments

Deixe um comentário