Contribuição da Abrasco para a 16ª CNS

VERSÃO DISPONÍVEL

Versão em PDF

APRESENTAÇÃO

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (16ª CNS) acontece 31 anos após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo desse tempo, o SUS aumentou a rede de serviços e contribuiu para melhorar a saúde da população brasileira. Muita coisa melhorou de lá para cá em nossa economia e na saúde, mas ainda enfrentamos sérios problemas como as desigualdades sociais e as agressões ao ambiente.

Para auxiliar os debates da 16ª CNS, o Conselho Nacional de Saúde lançou um importante Documento Orientador, que resgata o tema central – Democracia e Saúde – da histórica 8ª Conferência, realizada em 1986, com três eixos temáticos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento do SUS.

Assim como apoiou a 8ª Conferência Nacional de Saúde, com a divulgação do documento Pelo Direito Universal à Saúde, a Abrasco renova a sua colaboração, apresentando este texto para os debates da 8ª +8.

Passado, presente e futuro
São muitos os desafios na luta pelo direito à saúde no Brasil. Para enfrentá-los, é preciso analisar a história, o momento presente e as tendências para o futuro. Os debates públicos ajudam a enriquecer a participação social e a compreender a realidade ao produzir acordos e consensos que contribuem para ampla mobilização. Todos juntos pela defesa da saúde e do SUS!

 Os resultados das pesquisas científicas e as discussões acadêmicas nos ajudam a compreender melhor a história e os desafios do presente. Destacamos, por exemplo, as contribuições das revistas “Ciência & Saúde Coletiva”, “Cadernos de Saúde Pública” e “Saúde em Debate” que publicaram, no ano passado, seções e números especiais sobre os 30 anos do SUS. As publicações mostram que há muito o que se comemorar, mas muitas dificuldades ainda não foram superadas e tantas outras também surgiram

Comments

comments

Deixe uma resposta