Análise de dados para a vigilância em saúde

Estarão à disposição 7 cursos sobre análise de dados. Você pode se inscrever em quantos quiser. Todos eles são muito práticos, repletos de exemplos e conteúdos aplicados à rotina de trabalho da vigilância em saúde. Eles foram produzidos por profissionais da vigilância e pessoas que trabalham com análise de dados da vigilância em saúde dos municípios e estados brasileiros.

Os títulos dos cursos, cargas horárias, períodos e links de inscrição estão descritos abaixo.

Caso você ainda nunca tenha tido contato em análise de dados com o R, sugerimos começar pelo curso introdutório. Caso já seja usuário com conhecimento intermediário ou avançado de R, você pode ir diretamente aos cursos específicos.

Curso introdutório (45h)

Cursos específicos (15h cada um)

Público-alvo: os cursos são gratuitos e as inscrições são abertas a todos os interessados, com especial foco em (A) Profissionais de saúde vinculados ao SUS e que desempenham atividades na vigilância em saúde, e (B) pessoas com interesse em trabalhar na vigilância em saúde e na análise dos dados.

Objetivo geral: habilitar profissionais das vigilâncias em saúde e demais interessados em técnicas sofisticadas e rápidas de análise de dados de rotina do serviço de saúde.

Competências a serem desenvolvidas: gerenciar as diversas bases de dados oficiais de saúde; produzir análises e visualizações de dados de interesse para a vigilância em saúde; automatizar a produção de relatórios de rotina dos serviços de saúde; construir diagramas de controle para monitoramento de doenças e agravos à saúde; unir bancos de dados oficiais de saúde (linkage); produzir descrições e indicadores espaciais simples para vigilância de doenças e agravos à saúde; construir painéis (dashboards) para sistematização e visualização dos dados; apropriar-se de elementos básicos do uso do software R para uso na vigilância em saúde no SUS.

Métodos: curso autoinstrucional. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os principais desafios e necessidades cotidianas da vigilância em saúde no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e ao aluno serão oferecidos os códigos para análise dos dados e explicações sobre como gerenciar e analisar os dados para qualificar e otimizar sua atuação na vigilância em saúde.

Avaliação: Haverá avaliações ao fim de cada curso compostas por questões objetivas de escolha simples. O feedback será automático e haverá orientação personalizada de aprofundamento de estudo no caso de erro. Receberão certificado os alunos com no mínimo 70% de acertos na avaliação.

Cursos disponíveis

Análise de dados para a vigilância em saúde

Período de Inscrições:
Inscrições abertas

Investigação de surtos e epidemias

 

Período de Inscrições: Em breve

Plano de contingência para doenças transmissíveis com potencial epidêmico

Período de Inscrições: Em breve

Introdução à vigilância laboratorial e genômica

 

Período de Inscrições: Em breve