Ebook da Abrasco divulgado pela imprensa


A edição desta segunda-feira, 20 de julho traz, na coluna de Ancelmo Gois, a notícia do lançamento do primeiro ebook da Abrasco ‘A Saúde é coletiva’, que reúne os 10 artigos publicados no Jornal O Globo, entre agosto de 2013 e outubro de 2014, assinados por abrasquianos como Áquilas Mendes, Gastão Wagner Campos, Mauricio Barreto, Luís Eugenio de Souza, Cesar Victora, Fernando Carneiro, Rosana Onocko, Paulo Cesar Basta, Luiz Augusto Facchini, Naomar Almeida, Gulnar Azevedo e Estela Aquino. Os articulistas estarão no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva com diversas atividades durante a programação.

ACESSE AQUI A VERSÃO EM PDF DO EBOOK ‘A SAÚDE É COLETIVA’
ClIQUE AQUI PARA BAIXAR A VERSÃO EPUB DO EBOOK ‘A SAÚDE É COLETIVA’

Na nota de agradecimento, o presidente da Abrasco, Luis Eugenio de Souza explica que a publicação desses artigos n’ O Globo decorreu da iniciativa e da articulação de Ligia Bahia. ‘Nos últimos seis anos, ela foi vice-presidente (2009-2012) e conselheira (2012-2015) da Abrasco, tendo atuado intensa e generosamente em prol da ciência e do projeto da Reforma Sanitária Brasileira. Ligia Bahia é, sem dúvida, uma das mais importantes pesquisadoras da área da saúde coletiva. Sua atuação na direção da Abrasco foi marcante e contribuiu decisivamente para o fortalecimento da entidade como espaço de representação de um pujante campo científico e de interlocução com a sociedade em busca de um caminho para a democratização da saúde’, finaliza Eugenio.

No texto de apresentação, Ligia Bahia evidencia que – ‘Essa florada de artigos é resultante de um trabalho coordenado pela Abrasco para ampliar a presença das reflexões sistematizadas de cientistas brasileiros na mídia. Nesses tempos, em que a democracia e a igualdade voltaram a ser tensionadas por visões reducionistas sobre as distinções entre cidadãos e indivíduos e produtores e consumidores, não é pouco estabelecer contrapontos, análises, interrogações e equacionamentos sobre a saúde no Brasil. A leitura desses artigos, certamente, permitirá identificar lacunas, estimular debates, gerar a publicação de novos textos que reafirmem compromissos de transformar o que procuramos compreender’.

 

Comments

comments