MAIS

 

VENDIDOS

 

março 

 

veja aqui

1
2
3
4
5
 
Saúde dos brasileiros é tema de edição especial da revista The Lancet
Lançamento da série composta por seis artigos contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha


A ABRASCO participou do lançamento de uma série de seis artigos intitulada “A Saúde dos Brasileiros” da revista inglesa The Lancet, representada por seu presidente, Luiz Augusto Facchini, e pela vice-presidente, Lígia Bahia, coautora de um dos artigos. A revista é uma das publicações médicas mais influentes do mundo e a edição especial, coordenada pelo abrasquiano Cesar Victora, pesquisador da UFPel e presidente eleito da Associação Internacional de Epidemiologia, é uma ampla revisão sobre os determinantes e as condições de saúde da nossa população. O evento é aberto ao público e não haverá inscrição. A abertura foi realizada na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em Brasília, no dia 9, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Baseados em uma extensa revisão de documentos existentes, e em análises originais de dados epidemiológicos, uma equipe de 29 especialistas em saúde pública preparou seis artigos científicos que descrevem a história da assistência à saúde no Brasil, com ênfase na implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como a evolução recente dos principais problemas de saúde que afligem nossa população, bem como dos seus principais determinantes e fatores de risco.  Artigos específicos descrevem o desenvolvimento do nosso sistema de saúde, a saúde de mães e crianças; as doenças infecciosas; as doenças crônicas não transmissíveis; e as lesões físicas e violências. Embora importantes problemas de saúde estejam sendo reduzidos, muito ainda precisa ser feito para que todos brasileiros atinjam níveis de saúde compatíveis com aqueles observados em países desenvolvidos.  Na busca de atingir tal objetivo, a série de artigos culmina com um chamado para a ação dirigido a todos os setores da nossa sociedade: governo, trabalhadores de saúde, setor privado, universidades e instituições de ensino e pesquisa e a sociedade civil em geral.

A série completa com os seis artigos e com comentários redigidos pelos editores da revista e por pesquisadores convidados poderá ser acessada a partir de 9 de maio de 2011 no site da Revista.