1
2
3
4

 
Grupos e Comissões
Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde / Histórico
 

Embora a Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde seja uma das mais antigas da Abrasco, originalmente designada como Comissão de Ciências Sociais, somente na década de 90 recebeu maior impulso. A realização do I Encontro de Ciências Sociais em Saúde, realizado em setembro de 1993, em Belo Horizonte (MG), seguido da Oficina de Ciências Sociais em Saúde, realizada no Rio de Janeiro em abril de 1995; a publicação de uma coletânea dos textos (Canesqui, 1995) apresentados nessa reunião e a realização do I Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, em novembro de 1995, em Curitiba (PR), abriram as possibilidades da elaboração do I Plano Diretor da área, em 1977. Antes foram realizadas duas oficinas de trabalho: uma em Campinas (SP), em 1996, e outra por ocasião do V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, em Águas de Lindóia (SP), em 1997.
O I Plano, além de retomar as iniciativas anteriores, elaborou um diagnóstico da situação e os principais problemas relacionados às questões de ensino nos diferentes níveis, à pesquisa e à prestação de serviços.
Em dezembro de 1999, foi realizado em São Paulo o II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, que contou com o expressivo número de 578 inscritos. Desse total, 367 atenderam às informações solicitadas pela organização do evento, por meio das quais verificou-se que 33,8% deles procediam das ciências biológicas e biomédicas; 34,1%, das ciências sociais e humanas; 1,1%, das ciências da computação e matemáticas; 0,6%, da comunicação e publicidade; 24% identificaram-se como docentes e pesquisadores e 5,7% como estudantes. Durante o congresso, foram realizados sete cursos com temática bastante variada; três conferências,2 duas palestras complementares3 e nove mesas-redondas, 54 comunicações coordenadas e 102 pôsteres. Observou-se no congresso a presença de participantes de todos os estados do país, com predomínio da Região Sudeste (69,05%). Ressalte-se a qualidade dos trabalhos apresentados, que viriam a fazer parte da coletânea organizada por Paulete Goldenberg, Regina Maria Giffoni Marsiglia e Mara Helena de Andréa Gomes (Goldenberg, Marsiglia & Gomes, 2003), conforme o Relatório do II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais em Saúde, de 1999.
A realização do III Congresso de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, realizado em Florianópolis (SC), evidenciou que a área está consolidada, contando com uma ampla e diversificada produção científica. Nesse congresso, foram inscritos 2.032 trabalhos, dos quais 443 apresentados oralmente e 1.589 sob a forma de pôsteres, e realizaram-se dez oficinas temáticas. O congresso contou com 1.800 participantes.
(texto extraído do livro
Saúde Coletiva como Compromisso: a trajetória da Abrasco)

 

 

 

Página principal
Composição
Documentos
Histórico
Cadastre-se
Fórum

10° Congresso Brasileiro
de Saúde Coletiva


14 a 18 de novembro de 2012
Porto Alegre - RS