Grupos e Comissões
Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
 

Do ponto de vista estratégico, devemos buscar a construção de alianças com outras subáreas, Grupos de Trabalho e Comissões da Abrasco, sem prejuízo de se buscar apoios também nas Medicinas, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Farmácia e Nutrição, nossos parceiros nas áreas temáticas do Cnpq [sic] e da Capes. Ainda neste sentido, consideramos ser importante a interlocução com as próprias áreas de Ciências Sociais e Humanas que também sofrem com os excessos da normatização avaliativa.
Ainda neste sentido, entendemos que cabe às Ciências Sociais e Humanas a reflexão crítica sobre as concepções sobre ‘ciência’ e ‘produção’ acriticamente adotadas em nosso meio. A adoção de uma lógica de mercado, de competição excludente, que concentra no topo de pirâmides imaginárias os recursos não é nem justa, nem produtiva. É fundamental incentivar também Comissões e Grupos Temáticos à cooperação e solidariedade entre pesquisadores, buscando incentivar a criatividade científica e o livre pensamento.
No final do documento, as recomendações feitas visaram fortalecer as relações entre as comissões, entre instituições de fomento e de avaliação, situando de forma clara a especificidade da área, sem perda dos critérios de cientificidade e eticidade.
(texto extraído do livro
Saúde Coletiva como Compromisso: a trajetória da Abrasco)

 

 

 

Página principal
Composição
Documentos
Histórico
Cadastre-se
Fórum